quarta-feira, 15 de julho de 2009

Fora Gilmar!!!



Jornalistas intensificam manifestações contra decisão do STF

(com informações do site da Fenaj)

Protestos contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, que aboliu o diploma de curso superior de Jornalismo como requisito para o exercício da profissão, continuam em todo o país. Manifestações de legislativos estaduais e entidades também prosseguem fortalecendo a luta pelo restabelecimento do diploma. Dirigentes da FENAJ e de Sindicatos de Jornalistas discutem em São Paulo, nesta sexta-feira (17/7), estratégias de ampliação e fortalecimento do movimento.
Jornalistas, estudantes, populares, dirigentes de entidades sindicais, Conselhos Profissionais, parlamentares e autoridades participaram de um ato público realizado no dia 9 de julho, no Centro de João Pessoa (PB), contra a decisão do STF. Sob a palavra de ordem "fora Gilmar", houve enterro simbólico do "genial magistrado" presidente do Supremo.
O Sindicato dos Jornalistas do Paraná realiza uma vigília nesta sexta-feira, a partir das 18h, na escadaria do Prédio Histórico da UFPR em defesa da formação superior específica para o exercício da profissão. A manifestação marca exatos 30 dias da absurda decisão do STF.
A Assembléia Legislativa de Alagoas aprovou uma Moção de Apoio à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), que dispõe sobre a exigência do diploma para o exercício da profissão. O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual do Jornalista (APIJOR) também incentivam seus dirigentes e associados a buscarem contatos com os parlamentares de seus estados para apoiarem a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Jornalismo e as PECs que tramitam no Congresso.


Estratégias de ação
Antecedendo o Seminário Nacional que a FENAJ promove neste final de semana sobre a Conferência Nacional de Comunicação, em São Paulo, dirigentes da Federação e de Sindicatos de Jornalistas discutem, na sexta-feira, novos encaminhamentos na luta em defesa do diploma e da regulamentação profissional dos jornalistas. Estarão em debate as implicações da decisão do STF sobre a regulamentação profissional da categoria e encaminhamentos jurídicos, nova agenda de mobilizações e ações para agilizar a constituição da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Diploma e das propostas de emenda constitucional que tramitam no Congresso Nacional.

A LUTA CONTINUA - FORA GILMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário